Politica

Dilma recebe Lula para tratar de reforma ministerial

Petistas se reúnem no Palácio da Alvorada para definir desenho final da Esplanada

Paulo de Tarso Lyra
postado em 01/10/2015 13:52
Em meio a discussão da reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff recebeu no início da tarde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir os ajustes nas mudanças de cargos. A expectativa é que o novo desenho da Esplanada seja anunciado até amanhã. Também estiveram presentes no encontro no Palácio da Alvorada o presidente do PT, Rui Falcão, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação da Presidência) e o assessor especial da Presidência Giles Azevedo.

Com base na pressão de petistas ; e também de peemedebistas, Lula convenceu Dilma a tirar Aloizio Mercadante da Casa Civil e colocar, no lugar, o baiano Jaques Wagner. Ex-ministro forte do governo, Mercadante vinha pedindo apoio, tanto no PT quanto entre os líderes dos partidos da base aliada, para tentar manter-se no núcleo do governo. Acabou tendo de concordar com a transferência para o Ministério da Educação ; que já foi comandada por ele entre 2012 e 2014. Ontem, a presidente comunicou a demissão do atual titular do MEC, Renato Janine Ribeiro.


Pela manhã de hoje, Dilma se reuniu com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, para definir o espaço do PMDB na distribuição de caros. O partido deve ficar com sete pastas. Apesar de tudo estar praticamente decidido, há boas chances de a reforma administrativa ser anunciada apenas amanhã, e não mais hoje, com esperam auxiliares próximos da presidente.

Desde 21 de setembro, a presidente se reuniu com ministros e dirigentes partidários do PT, PMDB, PDT, PTB, PCdoB e PSB para definir as mudanças. Apesar da intenção do Planalto, o PSB não está disposto a voltar para a Esplanada.


.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação