Politica

PSOL pede indiciamento de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras

Em voto em separado, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) pediu também os indiciamentos do deputado Arthur Lira (PP-AL), e dos senadores Benedito de Lira (PP-AL) e Fernando Collor (PTB-AL)

postado em 21/10/2015 15:22

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou um voto em separado na CPI da Petrobras em que pede o indiciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O texto reúne trechos da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e documentos que comprovam a existência de contas de Cunha no exterior e detalham as movimentações financeiras do parlamentar.


O documento também pede o indiciamento pelos mesmos crimes da ex-deputada Solange Almeida, do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, do doleiro Leonardo Meirelles, do ex-policial Jayme Careca, do empresário Lucio Bolonha Funaro. O deputado Arthur Lira (PP-AL), e os senadores Benedito de Lira (PP-AL) e Fernando Collor (PTB-AL) também são alvo de pedidos de indiciamento no texto.

Leia mais notícias em Política

Durante a apresentação do voto na sessão da CPI, Ivan Valente voltou a fazer duras críticas à atuação da CPI e do relator, deputado Luiz Sergio (PT-RJ), que apresentou o relatório na segunda-feira, em que não consta o indiciamento de qualquer político. ;Ele tem indícios de sobra, materialidade de sobra e só se não quis ir atrás das matérias e de toda a apresentação do Ministério Público;, disse em referência a Eduardo Cunha. ;A blindagem dos políticos é escandalosa aqui;, completou.


Na abertura da sessão, Luiz Sergio reforçou sua contrariedade à abertura de indiciamentos de pessoas já indiciadas, denunciadas ou condenadas ou sem a devida comprovação de envolvimento com corrupção. Ele se recusou a acatar sugestões de nomes feitas por sub-relatores. ;Caso os sub-relatores tenham conseguido comprovar a autoria e a materialidade de conduta criminosa, as sugestões de indiciamento serão prontamente acatadas;, disse.


Kroll


O texto apresentado pelo PSOL recomenda ainda que a CPI encaminhe para o Ministério Público contrato assinado entre a Kroll - empresa contratada pelo colegiado com cláusulas de sigilo para auxiliar nos trabalhos - e a Câmara, anexos e relatórios produzidos, para que o MP examine a legalidade dos termos e valores. ;Não restam dúvidas de que que a Kroll foi contratada com o objetivo principal de derrubar as delações premiadas dos réus da Lava, Jato, inclusive do Sr Julio Delgado, que sempre apontou denúncias contra o presidente Eduardo Cunha;, diz o relatório.


No caso de confirmação das irregularidades, o relatório pede que o MP solicite o ressarcimento aos cofres públicos dos valores pagos pela Câmara, além das respectivas punições cabíveis. Também é recomendada a imediata abertura de investigação contra os deputados envolvidos na operação Lava Jato no âmbito da Corregedoria Parlamentar da Câmara. Valente conseguiu apenas 167 das 250 assinaturas necessárias para prorrogar a CPI. Parlamentares governistas se recusaram a assinar o pedido. Também houve resistência dentro do PSDB, de acordo com o deputado.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação