Politica

Henrique Pizzolato deve desembarcar no Brasil nesta sexta-feira

Condenado no caso do mensalão a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu com um passaporte falso de um irmão morto há 30 anos

Agência Estado
postado em 22/10/2015 11:33
O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato será encaminhado nesta quinta-feira (22/10) às autoridades brasileiras. Após 25 meses de sua fuga do Brasil, Pizzolato retorna na noite de hoje em um voo comercial ao País. Ele será entregue a três agentes da Polícia Federal no aeroporto de Malpensa, três horas antes de o avião decolar. A previsão é de que ele desembarque no país na manhã desta sexta-feira (23/10).

[SAIBAMAIS]Condenado no caso do mensalão a doze anos e sete meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu com um passaporte falso de um irmão morto há 30 anos. O voo da TAM entre Milão e São Paulo está previsto para às 17h10, horário de Brasília. Ele deve chegar ao aeroporto de Milão quatro horas antes do embarque.

Essa é a terceira vez que a PF se organiza para buscar o brasileiro. Pizzolato deveria ter sido extraditado em 7 de outubro. Mas, pressionado politicamente pela base de seu partido, o ministro da Justiça italiano, Andrea Orlando, adiou a volta do mensaleiro ao Brasil.

A mudança na programação ocorreu em 6 de outubro, mesma data em que a Corte Europeia de Direitos Humanos na França negou o último recurso apresentado pela defesa de Pizzolato.



Desde fevereiro de 2014, quando foi preso, Pizzolato está na penitenciária Sant;Anna, de Modena, aguardando uma definição sobre seu caso. Neste período, oito decisões judiciais e políticas foram tomadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação