Politica

Deputado pede à Procuradoria Geral o afastamento de Cunha

O deputado Silvio Costa (PSD-PE) alega que Eduardo Cunha esteja travando processo no Conselho de Ética

postado em 22/10/2015 14:43
O deputado Silvio Costa (PSD-PE) protocolou uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo o afastamento imediato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, indiciado por corrupção na operação Lava-Jato. De acordo com ele, Cunha tem usado o cargo para travar o processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Casa. Cabe à PGR analisar se irá encaminhar o pedido para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 13 de outubro o PSOL e a Rede apresentaram à Mesa Diretora da Câmara representação por quebra de decoro parlamentar contra Cunha, mas o pedido ainda não foi numerado. Isso precisa acontecer para que a peça seja encaminhada ao Conselho. O prazo regimental é de três sessões plenárias ordinárias. ;Tal representação, até o momento, não foi sequer registrada formalmente pela Mesa, o que impede que demais deputados ou o público em geral acompanham sua tramitação e coloca em risco a própria idoneidade da representação;, diz o texto assinado por Costa.

Leia mais notícias em Política

O documento alerta para a possibilidade de adulteração devido à falta de controle. ;Não é possível a gente continuar com uma situação inusitada como essa de um presidente que está denunciado, com conta na Suíça, diz que não renuncia e esta casa está neste marasmo;, disse Costa à jornalistas. Ele criticou também a apatia de parlamentares que não têm cobrado o afastamento de Cunha e disse que é preciso deixar claro o motivo desse receio.

O parlamentar deixou claro que a ação foi individual, não representa sua posição como vice-líder do governo nem a do PSD. Costa negou ter conversado com o governo ou com o partido antes de apresentar o pedido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação