Paulo Silva Pinto, Jacqueline Saraiva
postado em 30/10/2015 10:01
A presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria na manhã desta sexta-feira (30/10) para Três Lagoas (MS), para ficar com a mãe, dona Dilma Jane, 93 anos, que está com problemas de saúde. A agenda oficial, divulgada na noite dessa quinta-feira (29/10) pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, previa a participação dela na cerimônia de lançamento da pedra fundamental de ampliação da Fibria Celulose S/A - Projeto Horizonte 2.Ainda não se sabe se a mãe da presidente está internada ou repousando na residência oficial, onde mora com a filha desde 2011. No entanto, informações extra-oficiais afirmam que a situação dela é delicado e inspira cuidados. O Palácio do Planalto não deu mais detalhes sobre o estado de saúde dela.
Dona Dilma Jane havia sido internada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em maio deste ano, após sintomas de um ataque isquêmico transitório - obstrução ou entupimento momentâneo de algum vaso que irriga o cérebro -, conforme afirmação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). À época, os exames não indicavam sinais infecciosos e ela recebeu alta no dia seguinte.
Mudanças na agenda
Uma nova agenda foi divulgada na manhã de hoje, onde ressaltava que a presidente não teria compromissos oficiais. A líder do Executivo deve passar o dia no Palácio da Alvorada, por conta do ponto facultativo em Brasília em virtude do Dia do Servidor Público. Com a ausência da presidente, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, foi para Três Lagoas, para representar o governo federal. A decolagem seria às 9h e a comitiva já estava na base aérea. Kátia Abreu decolou por volta das 9h20.