Politica

Dilma volta a ressaltar importância de aprovação de medidas no Congresso

Entre os projetos importantes estão a repatriação de recursos do exterior e a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU)

postado em 09/11/2015 13:22
Após participar da reunião de coordenação política, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse nesta segunda-feira (9/11) que a presidente Dilma Rousseff voltou a pedir esforço para aprovação de matérias caras ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional. O ministro disse também que o governo ainda trabalha com a possibilidade de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retoma a CPMF neste ano, embora faltem apenas seis semanas para o fim da atividade legislativa, e haja forte resistência à volta do tributo.

Entre os projetos considerados importantes para o ajuste fiscal, estão os que preveem a repatriação de recursos do exterior e prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU). "A presidente, como ela tem dito, respeita as bandeiras partidárias, as divergências partidárias são naturais na democracia, mas que neste momento é fundamental que o Congresso Nacional coloque em primeiro plano os interesses nacionais para que a gente aprove as medidas que garantam estabilidade fiscal e consigamos criar as condições de crescimento econômico."

[SAIBAMAIS]Segundo Edinho, apesar das resistências, o governo tentará também aprovar a volta da CPMF. A proposta no Congresso será alterada para que haja maior chances de aprovação. No lugar de prever uma alíquota de 0,2 com os recursos destinados integralmente à União para a previdência social, o governo negocia com prefeitos para partilhar o montante arrecadado. "O governo está trabalhando para que ela seja aprovada neste ano", afirmou. O ministro disse esperar que o interesse pelo volta do crescimento econômico prevaleça diante de divergências partidárias.

Leia mais notícias em Política

O governo apresentou a representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) uma proposta de defender a alíquota do tributo em 0,38%, sendo 0,2% à União e 0,09% repassada a estados e 0,09 aos municípios para a saúde. A partilha seria de 70% dos recursos enviados aos municípios pelo critério do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 30% por meio do quesito de número da proporcionalidade de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

As entidades divergem quanto a partilha porque a FNP defende que seja feito integralmente pelo critério usuário-SUS e a CNM quer uma forma mais parecida com a defendida pelo governo. no próximo dia 19, está prevista uma nova reunião das entidades com o ministro da Secretaria Nacional de Governo, Ricardo Berzoini, para que se feche consenso em torno de uma proposta e, assim, se busque apoio das bancadas no Congresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação