Politica

Dilma diz ser preciso continuar trilhando "caminho democrático"

A cerimônia contou com show do cantor Caetano Veloso. O compositor cantou cinco músicas

postado em 09/11/2015 23:22
A cerimônia contou com show do cantor Caetano Veloso. O compositor cantou cinco músicas
Em cerimônia com direito a apresentação do cantor Caetano Veloso, a presidente Dilma Rousseff afirmou ser preciso continuar "trilhando o caminho da democracia". O tema impeachment só veio à tona no evento quando Dilma teve seu mandato defendido no discurso do principal homenageado da noite, o poeta Augusto de Campos. No Salão Nobre do Palácio do Planalto, que abrigou 400 pessoas na ocasião repleta de projeções, a petista entregou a Campos e outras 33 pessoas, a Ordem do Mérito Cultural, ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Entre intervalos para dar continuidade à homenagem aos artistas, Caetano Veloso tocou cinco músicas.

[SAIBAMAIS]"Nós vivemos, sem dúvida, um momento especial. Estamos diante da tarefa de continuar trilhando o caminho da democracia, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática", disse Dilma, ao fim da cerimônia. A presidente concluiu a fala com o trecho de uma música de Caetano: "Vocês são fundamentais para o sucesso dessa tarefa. Eu usarei as palavras da música do Caetano Veloso: esse mundo que estamos construindo virá que eu vi."



Dilma foi precedida de um discurso enfático contra seu impeachment, que partiu do próprio homenageado Augusto de Campos. "Acima de tudo, sempre a vi como heroína da luta pela democracia nos tempos da ditadura. Neste momento eu a vejo resistir com a mesma firmeza e coragem àqueles que tensionam ingloriamente mal ferir a integridade das nossas instituições democráticas", afirmou o poeta. A cerimônia contou com diversas projeções de versos de Campos e outras declarações nas persianas do salão.

Participaram também do evento o cantor Arnaldo Antunes, entre outros artistas homenageados. A Ordem do Mérito Cultural reconhece pessoas, entidades públicas e privadas que se distinguem pelas contribuições prestadas à cultura. A escolha dos condecorados é feita por meio de uma lista de indicados, que passam por avaliação da comissão técnica do Ministério da Cultura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação