Politica

Joaquim Barbosa critica tentativa de impeachment da presidente Dilma

Durante palestra Barbosa afirmou que poder judiciário deve se pautar pelo respeito à lei

Diário de Pernambuco
postado em 13/11/2015 08:12
Joaquim Barbosa afirmou que o Poder Judiciário deve se pautar pelo respeito à lei

Recife, Pernambuco -
Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como "arbitrárias" as tentativas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, de iniciar um processo de impeachment contra Dilma Rousseff. As declarações foram feitas durante a palestra "Ética e política nos negócios;, na 16; Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), no Centro de Convenções, em Olinda.

[SAIBAMAIS]Segundo o ex-ministro, o presidencialismo é um sistema que"foi gerado para ter esses atritos". "Ora há o conflito com uma Casa do Congresso, ora com outra. Mas também há práticas de abuso de poder. Recentemente, o presidente da Câmara decidiu, de próprio punho, iniciar o processo de impeachment, um ato absolutamente arbitrário. Houve uma intervenção do STF para evitar esse ato;.

Na palestra, Barbosa lembrou a trajetória da democracia brasileira. ;Hoje o Brasil é uma das grandes democracias do mundo", afirmou. Ele disse, no entanto, que o presidente eleito deve ter algumas ;qualidades; especifícas. ;O presidente deve refletir os mesmos valores de uma parcela: ou maioria, ou parte da maioria. Se ele se dissocia desses valores, acaba jogando o país numa crise política.;

Joaquim Barbosa também fez diversas ponderações sobre o sistema presidencialista, adotado pelo Brasil. Segundo ele, o presidente desse sistema, ;copiado dos Estados Unidos;, tem ;prepoderância; no país. ;As cabeças que conceberam esse poder criaram mecanismos para mitigar este poder;. O ex-presidente do STF ressaltou ainda que não existe um sistema político perfeito. "Cabe a nós criar mecanismos para corrigir os erros."



Durante sua fala na palestra, Barbosa, que tornou-se conhecido durante o julgamento do mensalão do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que o Poder Judiciário deve se pautar pelo respeito à lei. "O Poder Judiciário não é o remédio para escolhas ruins, nossas ou de nossos políticos. Se o ato for ruim, porém de acordo com a lei, não há nada que o Poder Judiciário possa fazer."

Barbosa não quis falar com a imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação