Jornal Correio Braziliense

Politica

Empréstimo a Bumlai foi 'abençoado' pelo ex-presidente Lula, afirma delator

A operação de empréstimo, um dos motivos que levaram Bumlai para a cadeia, foi revelada pelo delator Eduardo Musa, ex-gerente da Petrobras



Em 2004, o PT participaria das primeiras disputas eleitorais nos municípios, após a eleição de Lula como presidente, em 2002. "O empréstimo foi concedido porque abriria oportunidade de retorno em negócios para o grupo empresarial junto ao governo." "Dias depois foi realizada uma nova reunião na sede do Banco Schahin", conta Salim. "Como novidade, Bumlai veio acompanhado de Delúbio Soares." A presença do ex-tesoureiro do PT - que foi condenado em 2012 no processo do mensalão - "trouxe um pouco de mais de conforto", disse Schahin. "Tendo em conta que ele, diferentemente de Bumlai, tinha relação direta com o PT." No novo encontro, o empresário afirmou que Bumlai e Delúbio insistiram na necessidade de urgência no empréstimo.

Schahin conta que, nesse segundo encontro, Bumlai e Delúbio informaram que como "evidência adicional", a Casa Civil procuraria um dos acionistas do Banco Schahin. "Dias depois o depoente (Salim Schahin) recebeu um telefonema de José Dirceu. A conversa tratou de amenidades não abordando a operação de Bumlai, mas a mensagem estava entendida." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.