postado em 27/11/2015 16:34
A empreiteira Andrade Gutierrez fez acordo de leniência com a Procuradoria-Geral da República e deve pagar multa de R$ 1 bilhão para compensar prejuízo decorrente de corrupção em contratos com o governo. O dinheiro irá ressarcir danos da Petrobras. O acerto ainda deve passar pelo juiz federal Sérgio Moro e pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Há suspeitas também de que a empresa tenha pagado propinas em contratos com a estatal e em obras da Copa do Mundo, em Belo Monte e na usina nuclear Angra 3.Leia mais notícias em Política
Em junho, a Andrade Gutierrez foi alvo da 14; fase da Operação Lava-Jato, junto com a empreiteira Odebrecht. Os presidentes das empresas, assim como diversos executivos, foram presos. Com o acordo firmado nesta semana, é possível que os 11 executivos da Andrade Gutierrez tenham penas reduzidas. Além disso, a empresa espera se livrar da proibição de firmar contratos com o poder público.
A empresa foi acusada de pagar propina de R$ 632 milhões em contratos com a Petrobras. A Andrade Gutierrez é considerada a segunda maior empresa do ramo no país, atrás da Odebrecht. As informações sobre o acordo foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (27/11) pelo jornal Folha de S. Paulo.