Politica

TCU reelege Aroldo Cedraz e vice Raimundo Carreiro para comando da corte

A sindicância interna apura um possível tráfico de influência envolvendo o filho do presidente, o advogado Tiago Cedraz, cujo escritório já atuou em vários processos no Tribunal

Agência Estado
postado em 02/12/2015 18:28
Apesar de estar na mira de uma sindicância interna e de ser citado nas investigações da Operação Lava-Jato, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, foi reeleito por unanimidade nesta quarta-feira (2/12) após votação dos nove ministros titulares. O vice-presidente Raimundo Carreiro - suspeito de envolvimento em irregularidades relacionadas à autorização da obra bilionária de Angra 3, da qual foi relator - também teve o mandato renovado por mais um ano.

O anúncio, revelado com mais de duas horas e meia de atraso, frustrou o Ministério Público e auditores do TCU, que fizeram forte campanha nas redes sociais para que outro ministro assumisse o cargo, frente às denúncias que desgastam a corte. Dezenas de servidores presentes à sessão viraram as costas para o plenário, em protesto. Às 17h, eles ainda estavam reunidos para debater a eleição, uma situação considerada atípica para os padrões do Tribunal.

"Tive o privilégio de contar, durante esse período difícil que atravessa a Nação brasileira, com o apoio dos colegas ministros e servidores desta Casa. Quero agradecer, do fundo do coração, a confiança. O TCU atravessou as dificuldades sem sair dos trilhos, respeitando valores éticos e morais", disse Cedraz, antes do resultado (os votos foram depositados pelos ministros em uma urna, em ordem de antiguidade no cargo).

Leia mais notícias em Política

Ele afirmou, ainda, que os "temas que preocupam" o TCU foram "exaustivamente discutidos e dissecados" durante a tarde, que "os episódios que estão rondando a instituição não nos atingirão" e que o órgão "está imune a qualquer ação deletéria a sua atividade".

A sindicância interna apura um possível tráfico de influência envolvendo o filho do presidente, o advogado Tiago Cedraz, cujo escritório já atuou em vários processos no Tribunal. Tiago passou a ser investigado na Operação Lava-Jato após o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, afirmar em delação premiada ter pago R$ 1 milhão para que a empreiteira fosse favorecida. Ele também é acusado de ter recebido "salários" de R$ 50 mil para fornecer a Pessoa informações sigilosas do Tribunal.

A investigação está no Supremo Tribunal Federal, pois há uma suspeita de que esse dinheiro tenha sido usado para pagar Carreiro, relator do processo. Em 2012, seguindo seu voto e contrariando a área técnica, a corte liberou a concorrência. Ano passado, a UTC - apontada como chefe do clube de empreiteiras que fraudava negócios com a Petrobras - assinou contrato para dar início às obras na usina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação