Politica

Manifestação no centro do Rio pede "Fora Cunha, fica Dilma"

Cerca de 800 pessoas concentradas na praça atrás da igreja da Candelária saíram em passeata pela Avenida Presidente Vargas em direção à sede da Petrobras

Agência Estado
postado em 08/12/2015 17:40
Em manifestação na tarde desta terça-feira (8/12) no centro do Rio, militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e de sindicatos de bancários, metalúrgicos e petroleiros atacam o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, defendem a saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e pedem mudanças nos rumos da economia.

Cerca de 800 pessoas concentradas na praça atrás da igreja da Candelária saíram em passeata pela Avenida Presidente Vargas em direção à sede da Petrobras, na Avenida Chile. "Fora Cunha, fica Dilma, e melhora" é a palavra de ordem dos manifestantes, que também pedem a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Leia mais notícias em Política

Embora tenha defendido a permanência de Dilma na Presidência da República, o presidente da CUT-RJ, Marcelo Rodrigues, disse que o objetivo principal do ato público não é lutar contra o impeachment, mas defender mudanças na economia para estimular o desenvolvimento econômico. Segundo Rodrigues, representantes de sindicatos entregarão um documento a Dilma nesta quarta-feira (9/12) com propostas para a economia.

"Nosso compromisso discutido com as entidades sindicais é ajudar a alavancar investimentos do governo e das empresas nacionais. Por que o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) parou as obras? Por que o estaleiro Mauá (em Niterói, cidade na região metropolitana) demitiu funcionários? Se um empresário roubou, ou um diretor da Petrobras, prende o corrupto, mas não prejudica a empresa", disse o presidente da CUT-RJ, referindo-se à Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na estatal.

Rodrigues disse que o processo de impeachment "não tem embasamento jurídico". "Um parlamentar tem que se pautar não pelo grito de meia dúzia, mas pela Constituição da República", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação