Jornal Correio Braziliense

Politica

Manobras de aliados devem levar processo contra Cunha à estaca zero

Em mais uma sessão para avaliar a admissibilidade do processo contra Eduardo Cunha, aliados do presidente da Câmara devem apresentar pedido de vist. Ministra do STF nega pedido do PRB para mudança de relator



O presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), entende que não são possíveis medidas protelatórias. Cabe a ele aceitar ou negar um pedido de vista, mas o regimento permite recurso da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Mesa Diretora. Apesar de negar que pedirá vista, o deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado de Cunha e suplente no Conselho de Ética, defende a possibilidade. ;Toda vez que altera relatório é um processo novo. Está no regimento;, afirmou.

Em outra linha de ataque, aliados de Cunha vão voltar a questionar a atuação de Araújo. Autor de uma questão de ordem que defende que o presidente do colegiado não pode votar no colegiado, o deputado Carlos Marum (PMDB-MS) afirmou que vai voltar a cobrar uma resposta na sessão de hoje. ;Ele é um homem íntegro, mas o desejo de ver o Cunha condenado pode estar contaminando as suas decisões;, disse. De acordo com ele, Araújo antecipou sua posição sobre Cunha em uma entrevista a uma rádio da Bahia. ;Não me acho impedido de votar;, rebateu Araújo. Na sessão do colegiado da última quarta-feira, o presidente desempatou duas votações que pediam o adiamento da votação do parecer de Pinato, ainda na função de relator.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .