Politica

Governo pede que investigações envolvendo ministros sejam esclarecidas

Texto assinado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República pede que processo fortaleça as instituições brasileiras

Jacqueline Saraiva
postado em 15/12/2015 11:35
Em meio à turbulência causada pela Operação Catilinárias, que fez, na manhã desta terça-feira (15/12) buscas em residências de políticos e até no Congresso Nacional, o Planalto emitiu uma nota de apoio às investigações da Polícia Federal e do Ministério Publico Federal.No texto, assinado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o Governo Federal pede que todos os fatos investigados, envolvendo ministros de Estado e outras autoridades sejam esclarecidos o mais breve possível. ;Que todos os investigados possam apresentar suas defesas dentro do princípio do contraditório, e que esse processo fortaleça as instituições brasileiras;, escreveu.

Nesta manhã, a Polícia Federal cumpriu 53 mandados de busca e apreensão dentro da Operação Catilinárias. As buscas foram autorizadas pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. São nove mandados para o Distrito Federal, 15 em São Paulo, 14 no Rio de Janeiro, seis no Pará, quatro em Pernambuco, dois no Alagoas, dois no Ceará e um no Rio Grande do Norte.



As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Segundo a PF, foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa. Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

Leia a nota na íntegra:

Nota à imprensa

O Governo Federal espera que todos os fatos investigados na nova fase da Operação Lava Jato envolvendo Ministros de Estado e outras autoridades sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça.

Que todos os investigados possam apresentar suas defesas dentro do princípio do contraditório, e que esse processo fortaleça as instituições brasileiras.



Secretaria de Imprensa

Secom/Presidência da República

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação