Naira Trindade
postado em 16/12/2015 10:19
Um grupo com cerca de 1.800 indígenas, segundo a organização, subiu na cobertura do Congresso Nacional para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, na manhã desta quarta-feira (16/12). O texto altera as regras sobre demarcação de terras. Os manifestantes pedem diálogo com parlamentares a respeito e pedir mais sensibilidade sobre o caso, além de gritar pedindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
[SAIBAMAIS]A invasão ocorreu pouco antes das 9h e não foi evitada por seguranças. Segundo Marcos Xucurú, líder de uma comunidade indígena de Pernambuco, o grupo é o mesmo que estava presente na Conferência Nacional de Políticas Indígenas. ;Ocupamos as conchas e dançamos nossos rituais sagrados, chamando os nossos ancestrais, para não votar a PEC 215, que tramita na Casa e também pedir que o Cunha saia desse parlamento. Ele não deve presidir a Casa que representa o povo;, disse.
A previsão é que o grupo permaneça em Brasília até a sexta-feira (18/12). Às 14h de hoje haverá outra manifestação, contra uma proposta do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ; que trata do licenciamento de empreendimentos em terras indígenas ; em comissão a ser realizada hoje no Senado Federal.