Politica

Na trajetória do país, cartas tiveram papel de maior relevância na política

Na história brasileira, há registros escritos por governantes e personagem ilustres que marcaram e até mudaram a trajetória do Brasil

postado em 03/01/2016 08:05
Em tempos de WhatsApp, Twitter, Facebook e outras tantas tecnologias para se comunicar, uma carta deu o que falar em 2015. A mensagem, escrita de próprio punho pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e endereçada à presidente Dilma Rousseff (PT) estremeceu as relações no Palácio do Planalto. Nela, o vice-presidente elencou episódios que mostravam a ;desconfiança; que o governo teria em relação a ele. A carta de Temer rendeu mal-estar no governo e virou piada nas redes sociais. Na história brasileira, há registros escritos por governantes e personagem ilustres que marcaram e até mudaram a trajetória do Brasil. Afinal, como o próprio Temer escreveu, ;verba volant, scripta manent;, que, em latim, significa: ;as palavras voam, os escritos permanecem;.

Momentos

Na história brasileira, há registros escritos por governantes e personagem ilustres que marcaram e até mudaram a trajetória do Brasil
; DESCOBERTA

Os primeiros relatos de um novo país

Justamente uma carta marca o início da história escrita brasileira pós-descobrimento pelos portugueses. No documento, datado de 1; de maio de 1.500, Pero Vaz de Caminha relata ao Rei de Portugal, D. Manuel I, detalhes sobre as terras encontradas em 21 de abril, na expedição às Índias, comandada por Pedro Álvares Cabral. Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota.

;E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, até que terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra. (...) Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! (...); ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!”, escreve.

Na carta, o escrivão descreve também o clima, relevo e vegetação, relata ainda não ser possível saber sobre a existência de metais preciosos nas novas terras e conta sobre o contato com os índios. ;A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto;, detalha.

Na história postal do país, organizada pelos Correios, há outro fato curioso. A nau de Gaspar de Lemos, que transportou a carta de Pero Vaz de Caminha, levava também outra correspondência importante, a de Mestre João Faras, primeiro documento científico sobre o país.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação