Jornal Correio Braziliense

Politica

Lula será ouvido como qualquer cidadão, diz juiz

Ex-presidente vai depor na Operação Zelotes em ação penal que investiga compra de medidas provisórias em seu governo e no da presidente DIlma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá depor na 10; Vara Federal de Brasília sem esquema especial para evitar o assédio a ele. Segundo o juiz da Operação Zelotes, Vallisney Oliveira, por enquanto, não há nada que mude o calendário de audiências das testemunhas de defesa que devem ser ouvidas entre 22 e 27 de janeiro. ;Testemunha é tudo igual para mim;, afirmou ele ao Correio. Lula deverá prestar o depoimento no dia 25, junto com mais onze pessoas arroladas pela defesa do lobista Alexandre Paes Santos, o APS, preso em outubro passado.

De acordo com o magistrado, a maior preocupação não é com a ;qualidade das testemunhas;, mas com a quantidade de réus. Há 16 acusados de fazerem parte de um esquema para compra a Medida Provisória 471/09 e beneficiar a montadora de automóveis Mitsubishi com a prorrogação de incentivos fiscais. Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, é suspeito de envolvimento na compra da MP 627/13, que é investigada em outro inquérito.

A 10; Vara está se preparando para um mutirão. Se cada réu tiver um advogado e um estagiário na defesa, serão 32 pessoas na sala de audiência do prédio da Justiça Federal na Asa Norte, em Brasília. ;Vamos fazer o ato bem feito, independentemente da testemunha;, afirmou Vallisney. Ele tem pressa. O objetivo é que ;se faça o mais rápido possível, ainda em janeiro;, porque existem acusados presos desde outubro.

Antecipação e Dilma

A previsão dos depoimentos depende da intimação das testemunhas indicadas. Mas alguns já se anteciparam. A defesa do ex-suplente de deputado federal Halysson Carvalho (PMDB-PI) informou que os depoentes vão aparecer mesmo que a intimação não chegue a tempo.

Até esta semana, não havia definição sobre o depoimento da presidente Dilma Rousseff. Isso porque o réu Eduardo Valadão arrolou a petista juntamente com mais 62 pessoas, entre elas Lula. O juiz plantonista determinou que a defesa apontasse apenas 12 nomes para serem ouvidas. Até agora, não houve resposta dos advogados de Valadão.

A lista dos depoimentos


Previsão de audiências da primeira denúncia da Operação Zelotes, sobre compra de Medidas Provisórias


Sexta-feira, 22 de janeiro

Manhã: 2 testemunhas de Halyyson Carvalho; 10 testemunhas de Francisco Mirto

Tarde: 1 testemunha de APS (do exterior)


Segunda-feira, 25

Manhã: 11 testemunhas de APS (inclusive Lula)

Tarde: 11 testemunhas de Eduardo Valadão*


Terça-feira, 26

Manhã: 11 testemunhas de José Ricardo Silva*; 11 testemunhas de Mauro Marcondes*


Quarta-feira, 27

Manhã: 6 testemunhas de Paulo Ferraz; 7 testemunhas de Robert de Macedo

Tarde: 8 testemunhas de Eduardo Ramos


Sexta-feira, 29

Dia reservado para a Operação, mas sem agenda definida


*Depoimentos ainda não confirmados porque Justiça espera que réus façam nova indicação de nomes