Jornal Correio Braziliense

Politica

Com fim do carnaval, combate ao zika vírus volta ao radar do Planalto

Dilma comanda hoje reunião com ministros para definir estratégias de erradicação do mosquito transmissor da doença. No fim de semana, a presidente participará de "faxina geral" em órgãos públicos para alertar a população sobre como impedir a proliferação do Aedes aegypti

Com o fim do carnaval, a preocupação com os avanços de contágio do vírus zika pelo país volta ao foco da agenda do Palácio do Planalto. Ministros da coordenação política se encontram hoje com a presidente Dilma Rousseff para traçar as próximas estratégias de combate ao Aedes aegypti, o mosquito da dengue, chikungunya e zika. Duas reuniões são esperadas no Palácio. A primeira, pela manhã, com ministros da coordenação para tratar sobre os rumos da vacina e a segunda, com a presidente, para definir como será o ataque ao transmissor da doença. Estudo publicado ontem reforçou que um terço dos bebês com microcefalia sofre anomalias visuais.



Para 2016, a dotação inicial prevista pela Lei Orçamentária Anual (LOA) é de R$ 636,1 milhões ; 41% menor que o utilizado no ano anterior. Sem vacina para conter os avanços da doença no organismo das pessoas, a presidente Dilma tem se empenhado em tentar impedir que o mosquito nasça. No fim de semana, Dilma lidera o ;sábado da faxina;, campanha que pretende mobilizar todos os órgãos públicos de todos os estados a fazerem uma limpeza geral nas ruas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.