Politica

Senado aprova PEC que proíbe criação novas despesas a estados e municípios

A aprovação da proposta era um pedido dos entes federados

postado em 17/02/2016 22:30
O Senado aprovou em segundo turno na noite desta quarta-feira (17/02) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 128, que proíbe a criação de novas despesas para estados e municípios. Parlamentares aprovaram a medida com mudanças, por isso, ela voltará à Câmara dos Deputados para análise.

[SAIBAMAIS]A aprovação da proposta era um pedido dos entes federados. A PEC impede que a União ou o Congresso Nacional aprove novas responsabilidades às unidades da Federação sem que seja apontada a devida fonte de recursos. A União foi incluída na proposta depois que uma emenda incluída pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), foi aprovada na terça.

Leia mais notícias em Política

Os parlamentares rejeitaram a emenda do senador Ricardo Ferraço (sem partido-SP), que estabelecia ao governo federal a necessidade de compensar as perdas de arrecadação de estados e municípios nos casos de desoneração.

Já a emenda do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), mantém as regras de reajuste de pisos salariais nacionais de professores do ensino básico, de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação