Jornal Correio Braziliense

Politica

Um quarto dos deputados mineiros devem disputar a eleição para prefeito

Nada menos que 21 parlamentares da Assembleia Legislativa são cotados para disputar a eleição majoritária nas suas cidades. BH e Juiz de Fora têm maior número de concorrentes

[SAIBAMAIS]Os deputados João Vítor Xavier (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT) pretendem tentar a sorte na Prefeitura de Belo Horizonte. No caso de Rodrigues, já houve decisão local, estadual e nacional pela candidatura própria. ;Partido que não disputa eleição majoritária não cresce;, justifica o parlamentar, que diz ter ideias para solucionar os dois principais problemas da cidade: mobilidade e segurança pública. Já João Vítor diz não ter obsessão por disputar, mas trabalha para ser o nome tucano a concorrer à sucessão do prefeito Marcio Lacerda (PSB). Caso no PSDB não seja possível, ele pode ir para o PSD. Dentro do PSDB, o nome do deputado João Leite, que já tentou duas vezes chegar ao comando da capital, também é listado entre os pré-candidatos.

Outros três deputados são pré-candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Um deles, o deputado Lafayette Andrada, deixou o PSDB rumo ao PMB recentemente e deve fazer uma nova troca com a janela partidária aberta por emenda constitucional. A ideia é que ele seja candidato pelo PSD. Outro cotado é o deputado estreante Noraldino Junior (PSC). O deputado Antônio Jorge, que também pode sair do PPS nos próximos dias, pretende concorrer, segundo diz, para enfrentar o campo do PT e PMDB. ;Meu nome está colocado, mas não tenho obsessão. Até o início de março, devemos decidir;. O pré-candidato disse que vai pesar na decisão a confiança que quase 100 mil eleitores tiveram nele ao elegê-lo deputado e o compromisso com seu campo político.

Grande BH

A deputada Cristina Corrêa (PT), também no primeiro mandato na Assembleia, já concorreu à Prefeitura de Santa Luzia uma vez, em 2012, e quer repetir a dose. ;É a primeira vez que Santa Luzia tem um representante na Assembleia, mas tenho um projeto de mudança para a cidade e, para isso, é preciso estar no Executivo. Lá teremos condições de fazer obras que a cidade precisa;, afirmou.

Ainda na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os deputados Geraldo Pimenta (PCdoB) e Ivair Nogueira (PMDB) devem disputar a Prefeitura de Betim. ;O PMDB não abre mão de ter candidato em Betim e estou sendo procurado por lideranças. Desta vez, vamos até o final, temos tido boa aceitação neste momento para disputar a prefeitura;, afirmou Ivair Nogueira, que apenas ensaiou a candidatura em pleitos anteriores. O peemedebista já foi prefeito da cidade e diz acreditar que sua folha de serviços prestados como deputado será muito útil.

O deputado Bosco (PTdoB) diz que seu nome está muito bem cotado para disputar a Prefeitura de Araxá, mas ainda não bateu o martelo sobre a candidatura. Segundo ele, que teve 83% dos votos obtidos na cidade, a concretização da candidatura vai depender de o atual prefeito Aracely de Paula (PR) tentar mais um mandato ou não. ;Hoje, ser prefeito, em virtude da crise pela qual passa o país, é um desafio grande, mas desafios precisam ser enfrentados. Desejo um dia ser prefeito da minha cidade. Além do mais, Araxá tem 100 mil habitantes e uma receita relativamente grande, também conta com uma boa infraestrutura;, avalia.

Família

Alguns deputados dizem que o cenário ainda não está definido, mas não descartam concorrer em suas bases. É o caso de Deiró Marra (PR), que avalia a possibilidade de tentar comandar a Prefeitura de Patrocínio. ;Vamos levar em conta que a cidade tem de ter uma mudança política e o prefeito não pode mais tentar a reeleição. Vou conversar com minha família e considerar a conjuntura econômica, que está pesando muito;, diz. Quem também é apontado como candidato é o deputado Dilzon Melo (PTB). O parlamentar diz participar do processo de escolha para a sucessão em Boa Esperança como o deputado mais votado na cidade. ;Não é o que eu quero, mas também não posso decepcionar o eleitor. Se lá na frente, dentro do nosso projeto político, não tiver uma pessoa à altura de desempenhar bem esse papel, aí posso ser o candidato;, afirmou Dilzon, que já foi prefeito de Varginha.

O colega Inácio Franco (PV), que foi duas vezes prefeito de Pará de Minas, diz estar na mesma situação. ;O povo quer (que ele concorra), mas vamos ver;, desconversa. O deputado, que está no terceiro mandato na Assembleia, diz estar fazendo pesquisas e que, se houver outro nome dentro do grupo em condições de concorrer, não vai tentar a prefeitura.

Quem foi taxativa ao dizer que não quer se candidatar é a deputada Marília Campos (PT), que já foi por duas vezes prefeita de Contagem, na Região Metropolitana de BH. Ela, porém, seria a candidata preferida do governador Fernando Pimentel (PT) e trabalha para tirar o atual prefeito Carlin Moura (PCdoB) do poder no município. ;O que posso adiantar é que estou comprometida em articular uma alternativa envolvendo outros partidos. Convidei o PT a fazer parte disso e converso com PSD, PMDB, PV, mas o meu nome não está à disposição;, disse.

Na corrida

Veja quem são os cotados para disputar as prefeituras

Marília Campos (PT) -Contagem
Douglas Melo (PSC) ; Sete Lagoas
Deiró Marra (PR) ; Patrocínio
Noraldino Junior (PSC) ; Juiz de Fora
Antonio Jorge (PPS) ; Juiz de Fora
Lafayette Andrada (PMB) ; Juiz de Fora
João Vítor Xavier (PSDB) ; BH
João Leite (PSDB) ; BH
Sargento Rodrigues (PDT) ; BH
Cristina Corrêa (PT) ; Santa Luzia
Rosângela Reis (Pros) ; Ipatinga
Celinho do Sinttrocel (PCdoB) ; Coronel Fabriciano
Thiago Cota (PMB) - Mariana
Bonifácio Mourão (PSDB) ; Governador Valadares
Bosco (PTdoB) ; Araxá
Fábio Avelar (PTdoB) ; Nova Serrana
Geraldo Pimenta (PCdoB) ; Betim
Ivair Nogueira (PMDB) ; Betim
Wander Borges (PSB) ; Sabará
Dilzon Melo (PTB) ; Boa Esperança
Inácio Franco (PV) ; Pará de Minas