Paulo de Tarso Lyra
postado em 04/03/2016 13:59
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou nota há pouco afirmando que ;a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um ataque à democracia e à Constituição;.Segundo Falcão, trata-se de ;novo e indigno capítulo na escalada golpista que busca desestabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff, criminalizar o Partido dos Trabalhadores e combater o principal lider do brasileiro;.
Falcão afirma que setores da polícia, do Judiciário, aliados a grupos de comunicação e à oposição de direita, estão no centro de uma operação destinada a subverter o resultado das urnas. Como indícios para as acusações, Falcão aponta as investigações seletivas, os vazamentos ilegais e os atropelos de garantias individuais. ;Isto evidencia que a nação está sendo sangrada pela construção de um regime de exceção e arbítrio, sobre o comando de forças conservadoras cujo objetivo é voltar ao poder ao qualquer custo;.
O presidente do PT lembra que no passado essas mesmas forças reacionárias recorriam aos quartéis, mas agora ;aliciam inimigos da democracia nos tribunais, Ministério Público e Polícia Federal, estimulados e protegidos pela imprensa monopolista;.
Recorrendo ao velho discurso sobre o legado petista, Falcão afirma que Lula é o alvo de quem nao aceita o processo de transformação iniciado em 2003, marcado pela mudança de vida e o crescente protagonismo dos trabalhadores da cidade e do campo.
Falcão conclama a militância tanto do PT quanto dos movimentos sociais para defender nas ruas e nas insitutições as regras constitucionais e a inocência do ex-presidente Lula. ;Que não se iludam os pescadores das águas turvas do golpismo: o povo brasileiro do qual o ex-chefe de Estado seu filho mais ilustre saberá desistir e derrotar as forças do ódio e do retrocesso;.