Politica

Movimentos preparam calendário de manifestações até o fim do mês

Ambos os lados se mobilizam diante da 24ª da Operação Lava-Jato, deflagrada na última sexta-feira, que apura o envolvimento de Lula em esquemas de corrupção

postado em 06/03/2016 08:35
Manifestantes fizeram protestos no Aeroporto de Congonhas: clima acirrado

Brasília e Belo Horizonte ;
Um dia após a operação da Polícia Federal que obrigou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar depoimento, manifestantes foram às ruas em São Bernardo do Campo (SP) em defesa do petista. Pelo país, também foram registradas manifestações em apoio ao protesto marcado para o próximo dia 13, quando será defendido impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ambos os lados se mobilizam diante da 24; da Operação Lava-Jato, deflagrada na última sexta-feira, que apura o envolvimento de Lula em esquemas de corrupção.

[SAIBAMAIS]Pela manhã, cerca de 300 pessoas de sindicatos ligados ao PT participaram de ato em frente à casa de Lula em São Bernardo do Campo (SP). Vestidos de vermelho e empunhando faixas e cartazes, eles permaneceram até a chegada de Dilma, no início da tarde. Já a porta da garagem do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul da capital paulista, amanheceu pichada com as seguintes mensagens contra o ex-presidente: ;Luladrão;, ;basta de corrupção; e ;sua hora chegou, corrupto;. A pichação foi coberta por um desenho feito pelo grafiteiro Tody One, de acordo com nota divulgada pelo Instituto.

Na noite de sexta-feira, protesto em Sorocaba (SP) teve episódios de violência. Militantes e políticos ligados ao PT e ao PSDB entraram em confronto. O ex-vereador tucano e ex-petista Arnô Pereira levou um soco na boca. Ele acusou o vereador petista e presidente do diretório municipal do partido, Izídio de Brito, pela agressão. Brito nega. Durante a manifestação, petistas tentaram impedir tucanos de distribuírem adesivos com o desenho de duas mãos algemadas, uma delas sem o dedo mínimo, em uma alusão ao ex-presidente.



Guerra de claques
No Distrito Federal, moradores de Águas Claras fizeram um buzinaço pela manhã de ontem em apoio ao ato do próximo dia 13, contra o PT. Por outro lado, lideranças do PT, PCdoB e de movimentos sociais com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento Sem-Terra (MST), que integram a Frente Brasil Popular, se reuniram no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal para reforçar a mobilização em defesa do Lula e do mandato de Dilma. Há protestos agendados para os próximos dias até 31 de março, quando se espera que o ex-presidente participe de um ato na capital.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação