Politica

Cunha quer apressar processo do impeachment para tirá-lo de cena,diz Wagner

Na opinião do ministro, o presidente da Câmara atribui à presidente Dilma responsabilidades sobre as investigações contra ele

Agência Estado
postado em 14/03/2016 18:32

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse, em entrevista nesta segunda-feira (14/3) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quer apressar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff para tirá-lo da cena, já que o processo pela cassação dele está em andamento. "Ele deve estar com pressa para ver se ele sai de cena", declarou o ministro, ao lembrar que Cunha usou como "trunfo" o fato de conduzir o processo.

Para o ministro Wagner, Cunha se move "por raiva". Na opinião do ministro, o presidente da Câmara atribui à presidente Dilma responsabilidades sobre as investigações contra ele, o que não faz sentido. "Ele acha que foi a presidente Dilma quem o atrapalhou, como se ela tivesse poder sobre a Polícia Federal, o Supremo Tribunal Federal ou o Ministério Público". "E o troco que ele quer dar é: a senhora vai antes de mim".

Leia mais notícias em Política

Jaques Wagner lembrou que o impeachment tem um rito, que vai ser cumprido. "E nós vamos trabalhar para barrar o impeachment na Câmara", declarou ele, ao explicar que, para reverter isso, o governo vai conversar, conversar e conversar". E emendou: "vou falar para o deputado e mostrar que quem está se iludindo que esse processo (de impeachment) corrige o Brasil, está enganado. Esse processo vai parar o Brasil o resto do ano". Para ele, "estão banalizando coisas que deveriam ser nobres. Na democracia não tem nada mais sagrado do que voto popular. E eu vou voltar a dizer, impeachment não é remédio nem para crise econômica, nem para impopularidade, e estão querendo usar desta forma. Não vai dar bom negocio. Isso é que eu acho um absurdo".

Para o ministro da Casa Civil, "o clamor da rua não deveria repercutir no processo de impeachment". E explicou: "no processo de impeachment do Collor (ex-presidente Collor), era claro um processo de corrupção atribuído ao presidente da República. No caso dela, não há nenhum aspecto de crime de responsabilidade atribuído à presidente Dilma. É um artifício pela impopularidade dela, pela crise econômica, de querer usar uma ferramenta que é constitucional, que deveria ser da exceção da exceção. Não se pode todo dia querer usar isso, porque, senão, vai virar bagunça total".

O ministro lembrou que "democracia depende de regras estáveis e perenes e, quando você começa a fazer manifestação na democracia, você vai jogando a democracia no lixo". Para ele, isso é usar a ferramenta do impeachment ao seu interesse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação