Politica

Subprocurador-geral Eugênio Aragão será o novo ministro da Justiça

O Supremo Tribunal Federal decidiu que Wellington deveria pedir exoneração do cargo de promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, caso quisesse permanecer no cargo

Naira Trindade
postado em 14/03/2016 19:04

A presidenta da República, Dilma Rousseff, informou, por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (14/3), que o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, deixará a pasta. Conforme adiantou o Correio, pelo Blog da Denise, no lugar dele, vai assumir o sub-procurador geral da República Eugênio José Guilherme de Aragão. Ele é um dos braços direitos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, inclusive fez campanha para ele desde 2011.

Leia mais notícias em Política


Por meio da nota, a presidente agradeceu Wellington César Lima e Silva pelo ;compromisso e desprendimento. Nomeado há cerca de dez dias, o baiano teve a posse barrada pelo artigo 128 da Constituição Federal. Ele proíbe que membros do Ministério Público exerçam cargos no poder executivo. Na semana passada, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram e decidiram que a nomeação não era constitucional.

Wellington teria de escolher entre ser ministro ou abandonar a carreira no MP, que segue há 25 anos. Optou pelo Ministério Público. Procurador-geral do MP baiano, porém, Wellington volta num patamar mais baixo que deixou. Para tentar conseguir o cargo de ministro, Wellington renunciou ao cargo comissionado de procurador-geral ajunto para assuntos jurídicos do Ministério Público da Bahia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação