Politica

"Tenho nojo da política", diz autor de pedido contra a nomeação de Lula

Braitner Moreira
postado em 17/03/2016 13:01
O advogado que entrou na Justiça pedindo a suspensão da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil conseguiu que a liminar fosse deferida pelo juiz Itagiba Catta Preta Neto em menos de duas horas, nesta quinta-feira (17/3). "Fiz a minha parte na democracia e felizmente peguei um juiz que interrompeu essa farra que está aí em Brasília", comentou Enio Meregalli Junior, em entrevista ao Correio Braziliense.

Meregalli é sócio de um escritório de advocacia a poucos metros da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Questionado se é filiado a algum partido político, negou: "Tenho nojo da política, por sinal".

Entenda o caso

A decisão liminar de Catta Preta foi protocolada às 11h18, no momento em que acontecia a cerimônia de posse de Lula no Palácio do Planalto. Na decisão, o juiz afirma que a presidente Dilma Rousseff teria de ser notificada "para imediato cumprimento" da suspensão e que, se a posse já tivesse ocorrido, deveria ser suspensa até o julgamento final da ação.

No documento, Catta Preta argumenta que a nomeação de Lula por Dilma implicaria "na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário e alegou que isso configuraria crime de responsabilidade.

A Advocacia-Geral da União argumentou que vai recorrer ainda hoje da decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação