Politica

Manifestantes cercam o Congresso em segundo dia de protestos contra o PT

O ato improvisado foi marcado por fogos de artifício, vaias, queima de bandeiras do PT

postado em 17/03/2016 22:28
[FOTO668225]

Aproximadamente 8 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, protestaram na Praça dos Três Poderes contra a presidente Dilma Rousseff e a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil, na noite desta quinta-feira (17/3). As duas vias da Esplanada dos Ministérios foram bloqueadas e o gramado em frente da Esplanada dos Ministérios ficou ocupado durante cinco horas. No fim do ato, manifestantes projetaram a palavra "Fora Dilma" na faixada do prédio do Congresso Nacional.

[VIDEO1]

O ato improvisado foi marcado por fogos de artifício, vaias, queima de bandeiras do Partido dos Trabalhadores e peregrinação com velas e caixões estampados com a estrela do PT. Em diversos momentos, os manifestantes cantaram palavras de ordem e gritaram "renuncia".

Leia mais em Política

Por precaução, a polícia isolou toda a periferia do Palácio do Itamaraty, que já sofreu com depredações em outras manifestações. A Força Nacional ficou a cargo de proteger o prédio do Ministério da Justiça, mas mesmo com policiamento ostensivo manifestantes entraram no espelho d;água, que fica na frente do prédio. Policias dispersaram os manifestantes com tiros de bala de borracha na água.

O momento mais tenso ocorreu na frente do Palácio do Planalto, quando manifestantes enfrentaram um pequeno grupo pró-PT. A briga foi dispersada rapidamente com a intervenção de policiais, que usaram bombas de gás lacrimogêneo. Um militante petista foi hostilizado e detido sob acusações de de ser "baderneiro e infiltrado". Apesar do tumulto, as pessoas que participaram do protesto que fizeram a segurança do ato.

Com informações de Bernardo Bittar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação