Politica

Rússia diz que Putin é "alvo" dos "Panama Papers" e acusa ex-agentes da CIA

Segundo o porta-voz não há nada concreto ou novo sobre o líder russo, não há detalhes, e todo o resto se baseia em especulações

Agência France-Presse
postado em 04/04/2016 10:24
Várias pessoas próximas a Putin teriam desviado quase dois bilhões de dólares com a ajuda de bancos e empresas de fachadaMoscou, Rússia - A Rússia acusou nesta segunda-feira (4/4) ex-agentes da CIA e do Departamento de Estado americanos de estar por trás do vazamento dos documentos conhecidos como "Panama Papers", que apontam que pessoas próximas ao presidente Vladimir Putin teriam empresas em paraísos fiscais.

"Há outros nomes que figuram (na investigação), mas está claro que o alvo principal destes ataques é o nosso país, nosso presidente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. "Na chamada comunidade jornalística há muitos ex-agentes da CIA e do Departamento de Estado", completou.

Segundo o porta-voz "não há nada concreto ou novo sobre Putin, não há detalhes, e todo o resto se baseia em especulações". De acordo com os chamados "Panama Papers", o vazamento de 11,5 milhões de documentos que implicam 140 personalidades que teriam offshores em paraísos fiscais, várias pessoas próximas a Putin teriam desviado quase dois bilhões de dólares com a ajuda de bancos e empresas de fachada.
[SAIBAMAIS]


Um dos nomes citados é o de Serguei Roldouguin, um amigo de infância de Putin, cujas empresas teriam comprado importantes setores da economia russa. "Roldoguin e muitas outras pessoas continuam entre os amigos de Putin. Putin tem muitos amigos na Rússia e no exterior", se limitou a declarar Peskov sobre as relações do violoncelista com o presidente russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação