Politica

Aplicativo da Procuradoria permite enviar denúncias pelo celular

Ferramenta do Ministério Público recebe fotos, vídeos, áudios, documentos e textos para o cidadão fiscalizar

Eduardo Militão
postado em 11/04/2016 21:04
O Ministério Público Federal lançou nesta segunda-feira (11/4) um aplicativo para telefones celulares com sistemas operacionais da Google e Apple em que os cidadãos podem fazer denúncias e anexar fotos, vídeos, áudios e documentos aos textos com as informações. A expectativa é que a ferramenta SAC MPF ; Sala de Atendimento ao Cidadão dê mais imediatismo à comunicação de irregularidades e crimes.

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Segundo as procuradoras Lívia Tinoco e Raquel Silvestre, duas das gerentes do projeto, a ideia nasceu em período eleitoral, em 2014 e ficou pronta agora, às vésperas das disputas municipais. ;Esse ano vamos ter nova eleição e esse vai ser o grande teste para o aplicativo;, disse Lívia.

Além de política e corrupção, espera-se que a ferramenta facilite a informação sobre denúncias de sonegação, crimes ambientais, agressões a povos indígenas e quilombolas, fraudes bancárias e sonegação, saques ilegais do Fundo de Garantis, uso de diplomas falsos e falsificação de passaportes, por exemplo.

Além de fazer queixas, o SAC MPF permite que consultar o andamento da reclamação e os endereços, telefones e emails para contato com as unidades do Ministério Público Federal.

De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é preciso que o Ministério Público esteja preparado para dar respostas a um volume maior de denúncias que irá receber. Ele disse que a ferramenta servirá para ;assegurar um contato mais próximo; com os cidadãos.

Segundo a procuradoria Lívia Tinoco, o Ministério Público do Trabalho (MPT) desenvolveu um aplicativo próprio para denúncias chamado ;Pardal; (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mp.mpt.pardal). Hoje, 3% das queixas do órgão são feitas por celular. Ela disse ao Correio que a expectativa inicial é que haja mais migração de reclamações, antes feitas por computador e presencialmente, do que aumento expressivo do número de denúncias. No entanto, Lívia disse que isso deverá ser avaliado com as estatísticas da Ouvidoria do MPF.

Além do canal de reclamações pelo SAC MPF, a Procuradoria possui Salas de Atendimento ao Cidadão físicas em suas unidades e também um site tradicional para computadores (http://cidadao.mpf.mp.br/).

Serviço
O aplicativo para denúncias é gratuito. Ele está liberado para instalação em telefones com sistema Android e IOS.

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