Jornal Correio Braziliense

Politica

Ex-senador Gim Argello é preso, em Brasília, em nova fase da Lava-Jato

A "Vitoria de Pirro" investiga o pagamento de propina para impedir Ricardo Pessoa, da UTC, de depor em CPI da Petrobras. Parlamentar recebeu R$ 5 milhões em doação eleitora, segundo delatores



[SAIBAMAIS]A força-tarefa de procuradores e os policiais federais identificaram que o ex-senador é ;frequentador da paróquia e manteve contatos frequentes com executivos da OAS por meio de ligações e encontros pessoais no período de funcionamento; das CPIs da Petrobras do Senado e do Congresso.

Para os investigadores, os depoimentos dos colaboradores são confirmados. As provas de corroboração incluem mensagens de celular com linguagem cifrada, registros de telefonemas entre integrantes da comissão de inquérito e empresários investigados, localização geográfica dos celular registradas pelas torres de telefonia, reuniões, passagens aéreas, registros de portaria e requerimentos de convocação na CPI não atendidos.

O procurador Athayde Ribeiro Costa entende que ;os fatos são alarmantes;. ;Há fortes indicativos de que uma comissão de investigação parlamentar, que tem um importante papel de investigação de fatos graves em nossa democracia, foi usado por um então senador para, em vez de combater a corrupção, praticá-la;, afirmou ele, em comunicado.

O juiz da 13; Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, que ordenou as prisões, buscas e conduções coercitivas, disse que foram ;colhidas provas, em cognição sumária, de que dirigentes das empreiteiras envolvidas no esquema criminoso que vitimou a Petrobrás pagaram vantagem indevida, ou seja propina, ao então senador para que não fossem convocados a prestar depoimentos durante os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado para apurar crimes havidos na Petrobrás e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instaurada no Senado e na Câmara para apurar esses mesmos crimes, tudo durante o ano de 2014;.

Vitória de Pirro
O nome da operação, Vitória de Pirro, é uma alusão à expressão histórica que representa uma vitória obtida mediante alto custo, popularmente adotada para vitórias consideradas inúteis. Os crimes investigados nesta fase são de concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR). Os que forem conduzidos para depoimentos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados. A reportagem do Correio não conseguiu falar com os advogados de Gim. Um deles afirmou que não poderia atender à reportagem.