Politica

Eurasia eleva de 60% para 70% as chances de impeachment de Dilma

A quatro dias restantes até a votação do impechment na Câmara dos Deputados, impeachment, o ritmo notavelmente voltou-se contra o governo, informa nota da consultoria

Rosana Hessel
postado em 13/04/2016 14:15

As apostas para a aprovação do impeachmet da presidente Dilma Rousseff voltaram a subir dado a mudança dos ventos favoráveis à debandada de partidos da base aliada nesta semana. A consultoria Eurasia Group acaba elevar de 60% para 70% as chances de afastamento da chefe do Executivo. Na semana passada, a instituição havia reduzido de 75% para 60%.

;Enquanto o governo ainda tenda remendar a coligação entre os partidos da base governista para angariar apoio, ele tem menos tempo para interromper o novo impulso a favor do impeachment;, destacou o relatório divulgado nesta nesta quarta-feira (13/04).



A quatro dias restantes até a votação do impechment na Câmara dos Deputados, impeachment, o ritmo notavelmente voltou-se contra o governo, informa a nota. Ontem, o PP, com 47 parlamentares na Câmara, e o PRB, com 22, decidiram apoiar o impeachment. ;A decisão do PP foi particularmente relevante. Foi o maior partido centrista o governo tinha procurado cooptar por oferecer cargos no governo. Outros partidos (PSD e, potencialmente, o PR) são susceptíveis de seguir o exemplo até amanhã. Essas deserções nos levaram a levantar as nossas chances de impeachment de 60% para 70%;, avaliaram os diretores do Eurasia João Augusto de Castro Neves e Christopher Garman.

Após a votação da Câmara no próximo domingo (17/04), se o impeachment for aprovado, o processo será encaminhado ao Senado Federal. Pelas contas de Neves e Garman, o Senado deverá aceitar o processo na primeira quinzena de maio, forçando a presidente Dilma se afastar do cargo para enfrentar o julgamento. Eles mantiveram em 75% as chances de Dilma não concluir o mandato até 2018, caso ela sobreviva ao impeachment.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação