Naira Trindade
postado em 15/04/2016 13:20
[VIDEO1]Determinado a mudar a opinião de deputados em relação à votação do impeachment na Câmara, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou para o convencimento em um discurso gravado em Brasília e divulgado nas redes sociais. ;Os deputados têm de pensar com muita serenidade;, aconselhou o presidente.
[SAIBAMAIS];Todo esse esforço pode ser jogado fora por um passo errado, um passo impensado, no próximo domingo. Uma coisa é divergir do governo, criticar os erros e cobrar mais diálogo e participação. Este é o papel do legislativo, que deve ser e será respeitado. Outra coisa é embarcar em aventuras, acreditando no canto de sereia dos que se sentam na cadeira antes da hora;, atacou.
Sem mencionar nomes, o ex-presidente criticou a postura do vice-presidente Michel Temer de tentar dar uma rasteira na presidente Dilma Rousseff. ; Quem trai um compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras. Eu estou convencido de que o golpe do impeachment não passará. Derrubar um governo eleito democraticamente sem que haja um crime de responsabilidade não vai consertar nada. Só vai agravar a crise;, continuou.
;Ninguém conseguirá governar um país de 200 milhões de habitantes, uma das maiores economias do mundo, se não tiver a legitimidade do voto popular. Ninguém será respeitado como governante se não respeitar, primeiro, a constituição e as regras do jogo democrático;, frisou Lula, afirmando que o país precisa de ;paz e de estabilidade para retomar o caminho do desenvolvimento;.
Lula tenta se associar a Dilma para tranquilizar a população. ;Derrotado o impeachment, já na segunda-feira, independente de cargos, estarei empenhado, junto com a presidenta Dilma, para que o Brasil tenha um novo modo de governar. Nessa próxima etapa, vou usar minha experiência de ex-presidente para ajudar na reconstrução do diálogo e unir o país. O Brasil tem plenas condições de voltar a crescer, gerando empregos e distribuindo renda;.
O ex-presidente frisa ainda que só o diálogo poderá salvar o país. ;É verdade que o Brasil e o mundo enfrentam hoje uma situação difícil na economia. É verdade que o governo tem falhas, que precisam ser corrigidas. Mas nós já fomos capazes de superar grandes desafios e saberemos fazer isso mais uma vez. Todos nós sabemos qual é o caminho. É com responsabilidade, com maturidade, respeitando todas as forças políticas, os agentes econômicos e os movimentos sociais;.