postado em 16/04/2016 21:48
O clima tenso que toma conta do plenário da Câmara dos Deputados desde sexta-feira (17/4), quando começaram as discussões que antecedem a votação da abertura do processo de impeachment, não é exclusivo da Casa. Nas ruas de oito estados e o Distrito Federal, brasileiros protestaram contra e a favor a saída da presidente Dilma Rousseff.
Segundo levantamento da Polícia Militar, cerca de 200 manifestantes que querem o impedimento da petista compareceram ao gramado da Esplanada dos Ministério, no DF. Além deles, há cerca de 300 acampados no Parque da Cidades que defendem a mesma posição.
Também foram registradas 2 mil pessoas do lado norte da Esplanada, destinado para os que são contrários ao impeachment. O ato que contou com a presença de um carro de som, começou a se dispersar por volta das 21h30 deste sábado (16/4).
Outros atos foram registrados no Acre, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Como de costume, a Avenida Paulista foi tomada por manifestantes, e blocos de carnaval concentraram o protesto na Cinelândia, no centro do Rio.
A votação, confirmada para às 14h de domingo (16/4) pelo presidente da Câmara Eduardo CUnha (PMDF-RJ), causa preocupação. A Esplanada dos Ministérios, no DF, por exemplo, está dividida por uma cerca para evitar possíveis confrontos entre os manifestantes durante os protestos agendados para o horário da sessão do Congresso.