Politica

Plenário tem dia de protestos, bate-boca e confraternização entre deputados

Telões dentro do plenário passam imagens das manifestações de rua pelo país

postado em 17/04/2016 16:34

Após uma confusão inicial, dentro do Plenário, onde ocorrerá a sessão de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, protestos se revezam com um clima de confraternização na Casa, já que muitos parentes dos deputados estão no local. Ao longo da fala do relator Jovair Arantes (PTB-GO), boa parte dos parlamentares aproveitou para tirar selfies. Vídeos e fotos são feitos a todo momento. Também houve distribuição de camisetas a favor da deposição da mandatária. Telões dentro do plenário passam imagens das manifestações de rua pelo país.

À medida que se aproxima o momento da votação, deputados ficam mais tensos. O líder do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), subiu à tribuna e cantou uma paródia da música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, com críticas ao PT e foi fortemente vaiado. O deputado ainda soltou uma chuva de papel picado.

Leia mais notícias em Política

Há placas com os mais variados dizeres a favor e contra o impeachment. Do lado esquerdo do plenário, concentram-se os parlamentares com placas de: "Fica, Dilma", "Fica, Querida", "Não vai ter golpe". Do lado direito, prevalecem as bandeiras do Brasil, faixas verde-e-amarelas, e placas com os dizeres "Impeachment Já". Tem parlamentar até com a bandeira do Corinthians.

[SAIBAMAIS]Enquanto os líderes se revezam na tribuna, os telões dentro do local onde ocorrerá a votação passam imagens de dentro da área e dos protestos que ocorrem em Brasília e pelo país. Em alguns momentos, líderes eram aplaudidos, ora vaiados. O líder do PTB, Arnaldo Faria de Sá, recebeu fortes vaias ao mencionar o presidente recém empossado do partido, Roberto Jefferson, que já foi condenado e preso no processo do mensalão.

Bate-boca

A votação do processo de impeachment de Dilma Rouseff teve bate-boca e tumulto pouco tempo depois de começar, no Plenário da Câmara. Parlamentares favoráveis ao afastamento estavam em pé atrás da mesa diretora da casa, enrolados em bandeiras do Brasil e com faixas escritas: ;Impeachment já; e ;Tchau, querida;, em alusão à despedida feita pelo ex-presidente Lula à Dilma em uma das ligações telefônicas grampeadas pela Justiça Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação