Jornal Correio Braziliense

Politica

PV e PSOL abrem representações contra Bolsonaro por 'apologia à tortura'

Ações foram protocoladas na Câmara dos Deputados e na Procuradoria Geral da República; em votação do impeachment, deputado dedicou seu voto a militar reconhecido pela Justiça como torturador



Já o PSOL protocolou uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR). O documento, que também foi assinado pelo PDT, PCdoB, REDE, PT e pelo próprio PV, pede que o procurador Rodrigo Janot ;apure as responsabilidades criminal, civil e administrativa do deputado em relação à sua fala;. Ainda segundo a representação, a declaração de Bolsonaro denota ;apologia à tortura, o que é inadmissível sob o ponto de vista ético, moral e da dignidade da pessoa humana;.

No começo da semana, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ) também havia protocolado representações contra Bolsonaro na Câmara e na PGR. A entidade pede, inclusive, a cassação do mandato do deputado por quebra de decoro, alegando que a presença dele na Casa ;macula e desrespeita o parlamento brasileiro;. ;Além de uma falta ética, que deve ser apreciada pelo Conselho de Ética da Câmara, é preciso também que se julgue o crime de ódio;, avalia o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.