Agência France-Presse
postado em 12/05/2016 17:48
Quito, Equador - O chanceler espanhol, José María García-Margallo, expressou nesta quinta-feira, em Quito, a preocupação do seu país com a situação política no Brasil, depois do afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff, e confiou em que se resolva "o quanto antes".
"A Espanha tem uma preocupação importante com o que está acontecendo. O Brasil é um parceiro estratégico para a Espanha em termos políticos e em termos econômicos", disse García-Margallo, em coletiva de imprensa na chancelaria equatoriana, no âmbito de uma visita para tratar de temas de cooperação.
Nesta quinta-feira (12/5) , o Senado suspendeu a presidente Dilma por até 180 dias, durante os quais será submetida a um julgamento político, acusada de "crime de responsabilidade" por suposta maquiagem de contas públicas.
A presidente foi substituída interinamente por seu vice, Michel Temer.
García-Margallo, que se reuniu em Quito com o colega equatoriano, Guillaume Long, manifestou o desejo de que os brasileiros "resolvam o quanto antes e da forma mais satisfatória para os interesses generais" a situação política.
Ela ressaltou que o Brasil "tem uma importância capital" e que lidera o caminho para um acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, uma das "prioridades dos eixos básicos da política externa espanhola".