O novo ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou hoje (12) que a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro é sua preocupação mais imediata. Jungmann disse que participará de reunião amanhã (13) para levantar informações sobre o assunto.
;[Vou] tomar conhecimento, tomar pé, eventualmente informar o presidente da República [Michel Temer] e ir ao Rio de Janeiro;, declarou. O ministro afirmou ainda que vai tentar recursos para projetos estratégicos das Forças Armadas, entre eles o submarino nuclear e os projetos FX-2 e KC-390, que envolvem tecnologia da aviação.
;Já acertei com o ministro do Planejamento [Romero Jucá] uma conversa na próxima semana sobre o orçamento para esses projetos. Obviamente, o dinheiro é curto e os recursos dependem de aprovação no Congresso Nacional das medidas que serão encaminhadas. Há necessidade de, ao mesmo tempo que gerencia os gastos, ter a possibilidade de contar com um remanejamento;.
Leia mais notícias em Política
Como possível solução para a falta de recursos, ele citou uma ampliação da Desvinculação das Receitas da União (DRU). Segundo Jungmann, não é preciso engessar o Orçamento para garantir verbas.
;Precisamos saber que, em um determinado prazo, podemos contar com um fluxo de recursos. O que vamos procurar construir com a equipe econômica é resolver o problema de curto prazo, que não precisa de muito, [aproximadamente R$ 400 milhões, R$ 500 milhões] e ter um horizonte para desenvolver projetos ao longo do tempo;, concluiu.