Jornal Correio Braziliense

Politica

Temer confirma Pedro Parente como novo presidente da Petrobras

Ex-presidente do Banco do Brasil, Bendine assumiu o cargo em fevereiro do ano passado em meio ao escândalo de corrupção envolvendo a estatal

O Palácio do Planalto confirmou, nesta quinta-feira (19/5), Pedro Parente para a assumir a presidência da Petrobras. Parente estava a frente do Conselho de Administração da BM, com mandato até agosto de 2017.

Parente iniciou a carreira no serviço público no Banco do Brasil em 1971 e em 1973, foi transferido para o Banco Central, em ambos os casos por concurso público. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional e de instituições públicas no país, incluindo Secretarias de Estado e a Assembleia Nacional Constituinte de 1988, tendo atuado em diversos cargos na área econômica do Governo.



Foi ministro de Estado (1999-2002), tendo sido o coordenador da equipe de transição do Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste período, relevante também a atuação como presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia de 2001/2002.

No período de 2003 até 2009 foi vice-presidente executivo (COO) do Grupo RBS. Foi presidente e CEO da Bunge Brasil de janeiro de 2010 a abril de 2014. Atualmente é membro dos conselhos da SBR-Global e do Grupo ABC, do qual é presidente, além de ser Sócio-Diretor do grupo de empresas Prada de consultoria e assessoria financeira.