Politica

Eixo Capital: tablet na Lava-Jato entrega dono e apavora distritais

Aparelho contém detalhes sobre a vida financeira e pessoal do dono, além de negociações políticas

Ana Maria Campos
postado em 20/05/2016 08:14
Os segredos do tablet
Apreendido na Operação Vitória de Pirro, uma das etapas da Lava-Jato, um tablet contém detalhes sobre a vida financeira e pessoal de seu dono, de negociações políticas envolvendo vários partidos e de demandas de deputados distritais. O equipamento foi encontrado, em 12 de abril, por policiais federais na casa do então secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, Valério Neves Campos. Organizado, ele sistematizada no aparelho de uso pessoal muitos dos assuntos que tratava no dia-a-dia. O computador portátil está sendo periciado e será enviado para a força-tarefa de Curitiba.

Ex-procuradora-geral do MP em primeiro lugar
A ex-procuradora-geral de Justiça do DF Eunice Amorim Carvalhido foi a mais votada ontem na eleição do Ministério Público do DF para a disputa à vaga de desembargador. Ela teve 178 votos. Em seguida, apareceram: José Firmo Reis Soub (162), Diaulas Costa Ribeiro (152), Jonas Fernandes Lemos Pinheiro (133), Vítor Fernandes Gonçalves (91) e Eduardo José Oliveira de Albuquerque (78). Agora esses candidatos serão submetidos ao crivo do Tribunal de Justiça do DF, para a escolha de uma lista sêxtupla a ser enviada ao presidente interino Michel Temer.

Os preferidos
Na avaliação de desembargadores, a lista tríplice a ser eleita pelo Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do DF deve incluir Eunice Carvalhido, José Firmo e a terceira vaga deve ficar com Diaulas Ribeiro ou Vítor Fernandes Gonçalves. O procurador é filho do ouvidor-geral do Tribunal de Justiça, o desembargador aposentado Hermenegildo Gonçalves. Para alguns, o parentesco ajuda. Para outros, atrapalha.

Novo formato
A ideia do governador Rodrigo Rollemberg é recriar a Secretaria de Comunicação, extinta quando tomou posse. A pasta hoje é subordinada a seu gabinete, com a gestão de pessoal e de despesas sob a responsabilidade da Casa Civil. Agora deve ter mais autonomia e mais poder, com a chegada do novo secretário, o jornalista Luciano Suassuna.

Costura no almoço
Num almoço reservado ontem em restaurante do Sudoeste, a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), pediu o apoio da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para a CPI da Saúde. Celina quer o engajamento dos servidores da área para transformar a investigação num forte movimento político.

Boas vendas
A Terracap conseguiu realizar ontem um dos maiores negócios em licitação dos últimos cinco anos. Com a venda de terrenos no Lago Sul, Ceilândia e Taguatinga, a empresa arrecadou R$ 92 milhões. Em tempos de vacas magras, o resultado foi comemorado. O edital foi elaborado pelo procurador Eduardo Roriz, que deixou o cargo de diretor comercial da Terracap há um mês e voltou para o órgão de origem.

A dança das cadeiras

O procurador Eduardo Roriz (foto) foi substituído na diretoria comercial da Terracap por conta de um arranjo político. O ex-presidente, Alexandre Navarro, assumiu o comando da BsBAtivos, empresa do conglomerado BRB, no lugar de Ricardo Henrique Sampaio Santiago. Ele, então, ficou com o cargo de Eduardo Roriz.

Tesoura na Justiça
O Tribunal de Justiça do DF está em ritmo de economia. O presidente, desembargador Mário Machado, determinou vários cortes, como a suspensão do direito de magistrados venderem as férias, pelo menos até o fim do ano. Servidores e juízes que trabalham depois do expediente também estão sentindo calor. O aparelho de ar-condicionado só funciona de meio-dia às 18 horas.

Em todas
Nomeado como secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcelo Aguiar é uma espécie de Romero Jucá do GDF. Ex-braço direito de Cristovam Buarque, ele foi secretário dos governos de José Roberto Arruda, Rogério Rosso, Agnelo Queiroz e agora assume função na equipe de Rodrigo Rollemberg. Agora por indicação do deputado Cláudio Abrantes (Rede).

Cargo em troca de voto
Com o pedido atendido por Rodrigo Rollemberg para o cargo no primeiro escalão, o deputado Cláudio Abrantes (Rede) agora é base aliada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação