Jornal Correio Braziliense

Politica

Seis dias após ser condenado, Dirceu é citado em nova fase da Lava-Jato

Agora o ex-ministro e do ex-diretor de Serviços da Petrobras estão sendo investigados pela suspeita de receberem também parte das propinas da ordem de R$ 40 milhões pagas no Brasil e no exterior por empresas



Agora o ex-ministro e do ex-diretor de Serviços da estatal estão sendo investigados pela suspeita de receberem também parte das propinas da ordem de R$ 40 milhões pagas no Brasil e no exterior por empresas fornecedoras de tubos da estatal a funcionários da petrolífera e agentes políticos entre 2009 e 2013. As empresas de tubos teriam utilizado uma construtora de fachada, um escritório de advocacia e transferências no exterior por meio de offshores para fazer os pagamentos ilícitos.

No total foram expedidos dois mandados de prisão preventiva, nove mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Além de ser condenado na ação que envolve Dirceu, Renato Duque também já foi condenado em outras duas ações penais da Lava-Jato, de modo que suas penas hoje somam 50 anos, 11 meses e 10 dias de prisão.