Politica

Delegados 'elegem' diretor; resultado de votação deve ser divulgado hoje

Erika Mialik Marena, investigadora da Lava-Jato, é uma das mais cotadas para o cargo

Eduardo Militão
postado em 31/05/2016 06:53
Os delegados da Polícia Federal anunciam hoje os mais votados para compor a lista tríplice para o cargo de diretor-geral da corporação. Entre os mais cotados para vencer a disputa, está a delegada Erika Mialik Marena, umas principais investigadoras da Operação Lava-Jato. Apesar das críticas do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o presidente da associação dos delegados (ADPF), Carlos Sobral, diz acreditar que o presidente Michel Temer vá usar um dos três nomes da relação para ser o chefe da polícia, substituindo Leandro Daiello, que deve deixar o cargo depois das Olimpíadas, na avaliação da categoria.

Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros em São Paulo, Erika integra o grupo de investigadores do Paraná que apura irregularidades cometidas por pessoas que não têm foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), como deputados e senadores. Outro favorito na disputa é o delegado Rodrigo de Melo Teixeira, secretário-adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais. Mais experiente, Bergson Toledo Silva já foi superintendente em três estados, está na corporação desde 1982 e é outro cotado para integrar a lista tríplice.



Os outros seis candidatos são Marcelo Eduardo Freitas, de Montes Claros (MG); Gesival Gomes de Souza, de Santos (SP); William Nascimento Santos, de Divinópolis (MG); Luiz Carlos de Carvalho Cruz, de Tabatinga (AM); José Roberto Sagrado da Hora, de Palmas (TO); e Jerry Antunes de Oliveira, de São Paulo. Cada policial pode votar em até três nomes. Até 16h30 de ontem, havia mais de mil votos, segundo a ADPF. A votação, pela internet, terminaria às 23h59 de segunda.

Em 2010, 400 delegados votaram e indicaram uma lista sêxtupla, na qual Daiello ficou em último lugar, mas foi escolhido por Dilma Rousseff para ocupar o cargo. Em 2014, a escolha da lista tríplice não convenceu a petista, que manteve o diretor na chefia da PF e não o trocou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação