Politica

Superior Tribunal de Justiça elege novo presidente na quarta-feira

A ministra Laurita Vaz deve se tornar presidente, com Humberto Martins de vice e João Otávio Noronha como corregedor nacional de Justiça, cargo que ocupará no Conselho Nacional de Justiça

Eduardo Militão
postado em 31/05/2016 20:32
Ministra Laurita Vaz deve ser eleita a primeira mulher a presidir o Superior Tribunal de JustiçaO Superior Tribunal de Justiça (STJ) elege, nesta quarta-feira (1;/6), o novo presidente, vice e corregedor nacional. Arranjos internos e o cumprimento de uma tradição de indicar os mais antigos devem acabar por eleger uma mulher para conduzir a corte. A ministra Laurita Vaz deve se tornar presidente, com Humberto Martins de vice e João Otávio Noronha como corregedor nacional de Justiça, cargo que ocupará no Conselho Nacional de Justiça.

Inicialmente, a ministra Nancy Andrighi, pelo critério de antiguidade, era a mais cotada para assumir a Presidência, mas ela abriu mão e deve voltar ao gabinete para julgar seus processos. A votação no STJ acontece às 18h de quarta-feira.

Nancy cumpre o mandato de corregedora nacional de Justiça até o final de agosto. Ela pediu compartilhamento de provas da Operação Lava-Jato para avaliar uma possível investigação contra o colega Marcelo Navarro, do próprio STJ.

A corregedora vai abrir reclamação disciplinar para investigar eventuais irregularidades na atuação do Fabiano Silveira como conselheiro do CNJ. Em áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, ele orientou a defesa do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) na Operação Lava-Jato, senador que afirmou que o Silveira buscou informações para ele na Procuradoria Geral da República. Semanas depois, ele foi nomeado ministro no governo de Michel Temer, mas caiu do posto quando as gravações foram divulgadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação