Paulo de Tarso Lyra
postado em 01/06/2016 06:37
Um dia depois de aceitar o pedido de exoneração de Fabiano Silveira do cargo de ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), conversou pessoalmente com o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Torquato Jardim para a pasta e autorizou emissários a procurarem a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon. Aliados do peemedebista afirmam que existe ainda um terceiro nome sendo especulado, mas não explicitaram qual.
[SAIBAMAIS]Torquato Jardim passa a ser o nome com mais peso na disputa porque ele foi contatado diretamente por Temer, no meio da tarde de ontem. Mestre em direito pela Universidade de Michigan (EUA), ele também é professor de direito constitucional da Universidade de Brasília, onde atuou por mais de 20 anos. A consulta teve o aval do PMDB.
O jurista ficou de pensar, mas Temer também buscou alternativas e autorizou a pessoas próximas que procurassem a ex-ministra Eliana Calmon, que foi a primeira mulher a assumir a toga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Calmon, no entanto, ganhou destaque nacional como corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre setembro de 2010 e setembro de 2012.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.