Politica

Torquato Jardim é escolhido para comandar Ministério da Transparência

O ex-ministro do TSE substitui Fabiano Silveira, que deixou o cargo após divulgação de conversas gravadas nas quais ele criticava a Operação Lava-Jato

Naira Trindade, Jacqueline Saraiva
postado em 01/06/2016 09:37
O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira (1;/6) o nome de Torquato Jardim como ministro da Transparência, Fiscalização e Controle. A cerimônia de posse está marcada para esta quinta-feira (2/6). Torquato é ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerado um dos maiores especialistas em direito eleitoral do país. Nessa terça-feira (31/5), o nome dele restava entre os cotados para o cargo junto de Eliana Calmon.

A escolha do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) ocorre um dia depois de ele aceitar o pedido de exoneração de Fabiano Silveira do cargo. Temer havia conversado pessoalmente com o ex-ministro do TSE. O líder interino queria resolver o mais rapidamente a situação, para evitar um desgaste maior por deixar a pasta conduzida por um interino, Carlos Higino.



[SAIBAMAIS]Gravações
Fabiano Silveira deixou o cargo na segunda-feira (30/5) após terem sido divulgadas conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nas conversas, ele aparece criticando a Operação Lava-Jato e dando orientações para a defesa de investigados em esquemas de desvios de recursos na Petrobras, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Silveira também estava sendo alvo de protestos de servidores contra a extinção da Controladoria-Geral da União (CGU).

Na carta de demissão que entregou ao presidente Temer, Fabiano Silveira afirmou que, por sua trajetória "de integridade no serviço público, não imaginava ser alvo de especulações tão insólitas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação