Publicidade

Correio Braziliense

Paulo Rabello de Castro vai comandar a presidência do IBGE

O economista embarca nesta quarta-feira(1/6) para Amsterdã a negócios, de onde retornará no dia 7. Ainda não há data para sua posse


postado em 01/06/2016 12:08 / atualizado em 01/06/2016 13:12

O economista Paulo Rabello de Castro será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O próprio Castro confirmou a informação ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Assim que a notícia de sua posse começou a circular, Castro disse que ficou surpreso e entrou em contato com a atual presidente do órgão, Wasmália Bivar, que o "atendeu muito bem" durante o breve diálogo. "Essa era minha principal preocupação, que a instituição não ficasse sabendo pela imprensa", contou.

O economista embarca nesta quarta-feira(1/6) para Amsterdã a negócios, de onde retornará no dia 7. Ainda não há data para sua posse. "Primeiro, quero conversar com a presidente novamente e com os diretores." Procurada, a assessoria de imprensa do IBGE informou que não recebeu nenhum comunicado do Ministério do Planejamento sobre mudança no comando do órgão.

Leia mais notícias em Política


Rabello de Castro disse que, à frente do IBGE, deve defender a relevância do órgão de estatísticas para o País. O instituto vem sofrendo com restrições orçamentárias nos últimos anos, causando até o adiamento de pesquisas como a Contagem Populacional e o Censo Agropecuário.

"Se o Brasil não tiver capacidade de realizar um Censo Agropecuário... é desnecessário fazer qualquer outro comentário", disse o economista. "País que não conta não (deve ser levado em) conta."

Atualmente, Rabello de Castro é sócio da RC Consultores, presidente do Instituto Atlântico e coordenador do Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade