O presidente interino Michel Temer elogiou nesra quinta-feira (2/6) a agilidade da Câmara dos Deputados e do Senado na aprovação de matérias importantes para o governo desde sua chegada à Presidência. Temer citou a rápida aprovação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU) e da nova meta fiscal.
;Tive a felicidade de rever a Câmara e Senado trabalhando ativamente, algo que não ocorre há muito tempo. Houve uma paralisação dos trabalhos, pelas mais variadas circunstâncias, e, ao longo deste último período, tenho dito que nós trabalharemos juntos, Executivo e Legislativo;, disse ao discursar na cerimônia de posse do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim. Após citar o trabalho do Legislativo, Temer pediu aos presentes na solenidade aplausos para o Congresso Nacional.
[SAIBAMAIS]O presidente interino disse que, apesar do preceito da separação entre os Poderes, o Executivo e o Legislativo devem trabalhar em harmonia e de forma conjunta. ;Quando o Legislativo impede os projetos e propostas do Poder Executivo, fica muito difícil governar e, ao contrário, o que temos visto é o Congresso trabalhando madrugada adentro para aprovar projetos até difíceis como o de ampliação da meta [fiscal] e, no dia de ontem, foram aprovados 15 projetos.;
O presidente interino ressaltou que a PEC que trata da DRU foi aprovada (em primeiro turno) em prazo recorde e que essa foi uma aprovação ;especialmente importante; para o governo. ;O apoio indispensável ao Poder Executivo revela ao olhos do povo essa integração governamental entre Executivo e Legislativo;. Temer disse ainda que tem apenas 20 dias de governo e que, com tantos outros projetos pela frente, irá precisar muito da Câmara dos Deputados.