Politica

Para Humberto Costa, plebiscito de novas eleições é benéfico para todos

O senador acredita que a proposta ainda é prematura, mas lembra que já tramita no Senado uma PEC que sugere um plebiscito para consultar a população sobre a realização de novas eleições

Agência Estado
postado em 10/06/2016 19:21

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), divergiu do líder do partido na Câmara, Afonso Florence (BA), e disse acreditar que uma consulta pública sobre novas eleições pode ser benéfica para todos em meio à crise política. A proposta foi defendida nessa quinta, 9, pela presidente afastada Dilma Rousseff.

"Acho a atitude da presidente muito positiva. Se a população rejeitar as novas eleições no plebiscito, isso fortalece a continuidade do mandato de Dilma. Agora, se a proposta de novas eleições vencerem, elas vão legitimar o novo presidente da República", disse Costa.

O senador acredita que a proposta ainda é prematura, mas lembra que já tramita no Senado uma PEC que sugere um plebiscito para consultar a população sobre a realização de novas eleições. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).



Apesar da PEC precisar ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, Costa acredita que a proposta pode ganhar viabilidade se houver apoio da opinião pública.

"Na política, aquilo que passa a ter uma importância para a população se torna viável politicamente e juridicamente. E, aparentemente, a proposta tem apoio da população", disse o senador. De acordo com Costa, o grupo de parlamentares que defende o projeto tem contado com cada vez mais apoiadores no Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação