Politica

Secretário de SP diz que socorro ao Rio ajudará estados e o Brasil

De acordo com Renato Villela, SP apoia a ajuda financeira ao governo fluminense "desde que não prejudique a negociação da dívida de outros estados"

Agência Estado
postado em 19/06/2016 19:41
O secretário de Fazenda de São Paulo, Renato Villela, afirmou neste domingo (19) que o socorro financeiro do governo federal ao Rio pode ajudar outros estados e o Brasil. Ele acrescentou que São Paulo apoia a ajuda ao governo fluminense desde que não prejudique o alívio fiscal para os outros estados.

Do contrário, disse ele, outros governos estaduais poderão ficar em situação semelhante ao Rio em muito pouco tempo, principalmente porque as receitas da União com tributos compartilhados com os estados continuam caindo, além do ICMS.

"O foco das negociações com os estados é solução geral", disse ele, enfatizando que a ajuda ao Rio não pode sair do espaço fiscal reservado nas contas deste ano para o auxílio a todos os entes da Federação.

[SAIBAMAIS]

O Estado de São Paulo, garantiu Villela, não corre o risco de ter problemas com o pagamento de salários, por exemplo, mas, se a situação de crise econômica continuar, o quadro pode piorar. "Ao longo do ano que vem, vai depender de como a economia vai reagir", afirmou.

Segundo ele, as negociações com o Ministério da Fazenda estão "maduras" e a expectativa é que haja um acordo ao longo desta semana. Há muita expectativa em torno da reunião dos governadores com o presidente em exercício Michel Temer, marcada para esta segunda-feira, 20. "Está em fase final", afirmou.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação