Jornal Correio Braziliense

Politica

Governadores e vices de 18 estados se reúnem com Rollemberg em Águas Claras

Mais tarde, o grupo terá uma reunião no Ministério da Fazenda e, em seguida, se encontrarão com o presidente em exercício, Michel Temer



Carência
Paralelamente ao encontro com os chefes de executivos, secretários de Fazenda se reuniram com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para buscar um acordo. A tendência é de que a Fazenda apresente uma proposta de carência de 10 meses no pagamento da dívida, já que a proposta anterior, apresentada em 9 de junho, foi rejeitada pelo Fórum dos Governadores. Os estados tinham pedido dois anos de suspensão em 100% do pagamento das parcelas. Em contrapartida, o governo ofereceu a redução, de 24 para 18 meses, sendo que a carência começaria com 100% no primeiro mês e seguiria com uma queda gradual de 5% a cada mês até chegar a zero.

No fim do mês vence o prazo de 60 dias dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Planalto e os governadores cheguem a um acordo. Se não houver solução, a Corte voltará a analisar uma ação que pode alterar o método de cálculo das dívidas de juros compostos para juros simples. O impasse é difícil de ser solucionado porque o governo federal também está em uma situação financeira complicada. O rombo fiscal neste ano pode chegar a R$ 170,5 bilhões.