Politica

Barroso diz que demora do STF em receber denúncias é um 'escândalo'

'A Lava-Jato só vai parar quando pararem de roubar', diz ministro do Supremo em seminário sobre grandes casos criminais

Eduardo Militão
postado em 29/06/2016 15:50
'A Lava-Jato só vai parar quando pararem de roubar', diz ministro do Supremo em seminário sobre grandes casos criminais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou nesta quarta-feira (29/6) que é ;um escândalo; a demora que a corte leva apenas para receber uma denúncia criminal, cerca de 90 vezes mais lento que juízes de primeira instância. Ele ainda avaliou que a Operação Lava-Jato é um modo de enxergar a vida e, por isso, não vai parar porque vai se espelhar em outras situações. ;A Lava-Jato só vai acabar quando pararem de roubar;, disse Barroso, no seminário ;Grandes casos criminais: a experiência italiana e perspectivas no Brasil;, em Brasília.



De acordo com o ministro, é preciso acabar com o foro privilegiado, benefício que permite a parlamentares, presidente da República e ministros de serem julgados apenas pelo STF. O resultado é a morosidade para os 369 inquéritos e 102 ações penais contra parlamentares. Barroso disse que o Supremo leva 617 dias apenas para receber uma denúncia. Um juiz de primeira instância não gasta uma semana, ou seja 88 vezes mais rápido.

Segundo Barroso, essa demora faz vários casos prescreverem. Desde 2001, foram 59.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação