Politica

Após desistências, presidência da Câmara será disputada por 14 deputados

Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Fausto Pinato (PP-SP) e Beto Mansur (PRB-SP) retiraram suas candidaturas e não vão disputar a vaga

postado em 13/07/2016 14:57
A presidência da Câmara dos Deputados será disputada, nesta quarta-feira (13/7), por 14 deputados. O número, que havia aumentado durante o dia, diminuiu após os deputados Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Fausto Pinato (PP-SP) e Beto Mansur (PRB-SP) desistirem da disputa e retirarem suas candidaturas ao cargo que pertencia a Eduardo Cunha.

O candidato com maior apoio do chamado Centrão, Rogério Rosso (PSD-DF), operou pela desistência de candidatura de outros potenciais rivais. Ao retirar seu nome do pleito, Beto Mansur anunciou apoio a Rosso e disse que defendia a "unidade". Fausto Pinato teria seguido a mesma orientação.

Maria do Rosário, por outro lado, se candidatou faltando apenas três minutos para o fim do prazo e já ponderando que talvez retirasse seu nome da disputa. "Retirei a candidatura porque o PT entendeu que deveria fazer uma política de unidade. O pior cenário da eleição é Maia e Rosso no segundo turno", disse a deputada. Ela defende que o PT deveria apoiar Luiza Erundina (PSOL-SP) ou Orlando Silva (PCdoB-SP).

Entretanto, o líder do PT, Afonso Florence (BA), disse que pelo menos 48 dos 58 votos da bancada seriam para o peemedebista Marcelo Castro (PMDB-PI), que foi ministro de Dilma Rousseff e votou contra o impeachment da petista. Junto com o PDT, o partido acredita que deve apoiar Castro como uma reação ao governo Temer. O deputado conta com o apoio também de parte do PMDB.

O deputado Carlos Manato (SD-ES) não retirou sua candidatura, mas de acordo com outros membros do partido, ele não é o candidato oficial da sigla e não terá o apoio da bancada. Dessa forma, seu nome na disputa deve ter caráter simbólico. Rodrigo Maia (DEM-RJ) também é um nome forte na disputa. Além de seu próprio partido, ele deve contar com o apoio do PSDB, PPS e PSB

[SAIBAMAIS]O prazo de desistência foi encerrado às 15h. Já a eleição do mandato tampão, que será secreta, estava marcada para começar às 16h no Plenário da Câmara dos Deputados, mas acabou sendo adiada para as 19h. Antes da votação, cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso e apresentar propostas. Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão.



Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos, o segundo turno será entre os dois mais bem votados e ocorrerá uma hora depois do encerramento da primeira votação. Cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso entre os de maior número de legislaturas na Casa.

Confira a lista completa de candidatos:


; Carlos Gaguim (PTN-TO)

; Carlos Manato (SD-ES)

; Marcelo Castro (PMDB-PI)

; Fabio Ramalho (PMDB-MG)

; Fernando Giacobo (PR-PR)

; Cristiane Brasil (PTB-RJ)

; Luiza Erundina (PSOL-SP)

; Rogério Rosso (PSD-DF)

; Evair de Melo (PV-ES)

; Esperidião Amin (PP-SC)

; Rodrigo Maia (DEM-RJ)

; Miro Teixeira (Rede-RJ)

; Gilberto Nascimento (PSC-SP)

; Orlando Silva (PCdoB-SP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação